quarta-feira, 10 de julho de 2013

Exame de Ácidos Orgânicos - Perfil Nutricional e Metabólico

O exame de Ácidos Orgânicos fornece uma foto metabólica baseado nos produtos que o corpo descarta através da urina. Essas pequenas moléculas de ácidos orgânicos descartadas na urina são subprodutos de atividades celular humana, digestão de alimentos, e o metabolismo da flora gastrointestinal. Em alguns níveis ácidos orgânicos na urina pode ser indicadores de tocicidade ou marcadores de via metabólicas. Metabolitos de leveduras ou bactérias gastrointestinais aparecem no contra parede da flora normal dos metabolitos humanos e fornecem uma visão de atividades de leveduras e bactérias.

O exame de ácidos orgânicos oferece a avaliação intestinal de leveduras e bactérias mais completa e exata. Esses fatores são de importânica crítica nos transtornos neurológicos, gastrointestinais, e de movimento. Os metabolitos tóxicos anormais desses organismos podem causar ou piorar os transtornos de comportamento, hiperatividade, transtornos do movimento, afetar níveis de energia e a função imunológica. As leveduras podem anexar-se a parede instenal causando o Síndrome do “Intestino Permeável”, que pode causar ou aumentar alergias alimentares, impedir a absorção de vitaminas e minerais, e causar transtornos intestinais. Muitas pessoas com doenças crônicas alergias, e transtornos neurológicos muitas vezes tem um ou mais ácidos orgânicos anormais em seu sistema. Fatores que podem causar ou afetar a proliferação de leveduras intestinais, inclui antibióticos orais, uso excessivo de açúcares na dieta, deficiências imunológicas combinadas ou seletivas, genética entre outros fatores.
Uma vez que os metabolitos sejam detectados, existe uma variedade de tratamentos disponíveis.  Os tratamentos incluem produtos antifúngicos, ou anti-bactériais, suplementação com probióticos, vitaminas, antioxidantes e modificação da dieta.
Os pacientes e médicos relatam melhoras significantes durante o tratamento, incluindo: diminuição de fadiga, aumento de energia e alerta, aumento na concentração, habilidade verbal melhorada, melhores hábitos de sono, e diminuição de dores abdominais.

O exame de ácidos orgânicos microbial é ideal para profissionais que estão buscando uma anormalidade específica, para monitorar o equilíbrio de certas bactérias ou para checar a eficácia de um tratamento.


Recomendado para os transtornos seguintes:
  • Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • AIDS
  • Mal de Alzheimer
  • Ansiedade
  • Síndrome de Asperger
  • Transtornos do Espectro Autista
  • Fadiga Crônica
  • Colite e Doença de Crohn
  • Depressão
  • Síndrome de Down
  • Endometriose
  • Fibromialgia
  • Transtornos Gastrointestinais,Diarréia ou Constipação
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Transtornos Motores
  • Esclerose Múltipla
  • Transtorno Obsessivo
  • Compulsivo
  • Infeções Recurrentes
  • Tiques
  • Síndrome de Tourette

Novos Marcadores
Ácido Quinolênico – Marcador de inflamação e Neurotoxicidade 
 O ácido quinolínico é um ácido orgânico derivado do aminoácido triptofano e pode ser neurotóxico em níveis elevados. As substâncias excitotóxicos como ácido quinolínico pode estimular células nervosas tanto que as células podem morrer. A toxicidade cerebral devido a ácido quinolínico tem sido implicado com a doença de Alzheimer, autismo, doença de Huntington, derrame, depressão, e esquizofrenia.

Fosfato Inorgânico – Marcador para função óssea /Deficiência de Vitamina D
 Nível baixo de fosfato é associado com hipoparatireóidismo, pseudohipo-paratireóidismo, baixa ingestão de fosfato, paratireóidectomia, e deficiência de vitamina D.

Ácido 4-Hidroxibenzóico – Marcador de exposição ao parabenos 
 Ácido 4-Hidroxibenzóico é um metabólito do metil parabeno, um agente antifúngico e um preservante de alimentos e cosméticos bem popular. O parabeno pode ser ligado falha mitocondrial devido a depressão do ATP celular através da desligação de fosforilação oxidativa. Eles podem também ser produzido para o metabolismo mitocondrial de polifenóis na dieta. Os parabenos tem sido encontrados em altas quantidades em amostras de câncer da mama, mas um relacionamento definitivo com esse câncer ainda não foi demonstrado.

Ácido 4-Hidroxi hipúrico – Marcador de Exposição ao Parabenos 
 Ácido 4-hidroxi hipúrico, um conjudado de glicina do ácido 4-hidroxi benzóico é um metabólito do metil parabeno. Esse composto é elevado devido a ingestão de frutas contendo polifenóis rica em antocianinas, flanóis, e hidroxi cinamatos que são metabolizados por bactérias gostrointestinais. O ácido hidroxi hipúrico é um inibidor do cálcio-ATPase no estágio final de falha renal.

Ácido Málico – Marcador para disfunção Mitocondrial 
 Quando o ácido málico está simultaneamente elevado com os ácidos cítrico, fumárico, e alfa-quetoglutárico, é sugerido que a deficiência citocroma C oxidase, indicando uma disfunção nas vias de energia mitocondrial.

DHPPA – Marcador de Bactérias Benéficas
 Bactérias benéficas ou inofensivas tais como o Lactobacilli, Bifidobactéria, e E. coli media a quebra de ácido clorogênico para ácido 3,4-diidroxi fenil propiônico (DHPPA). Valores elevados de DHPPA são associados com o aumento dessas bactérias no trato gastrointestinal.

N-acetil cisteina (NAC) – Marcador de Precursores de Glutationa e Agentes Queladores
 N-acetil cisteina é um antioxidante poderoso que age para aumentar a reserva de glutationa no corpo. É encontrada em flúidos do corpo, mas é também usado como um suplemento nutricional. N-acetil cisteina reduz a toxicidade de drogas como acetaminofen (tilenol) e protege contra a toxicidade do mercúrio e de outros metais pesados. Baixos níveis pode indicar deficiência de glutationa.

Relação de Ácido Quinolínico Quinolinic / 5-HIAA – Marcador para Neurotoxicidade e Inflamação 
 Uma relação alta de ácido quinolínico para o metabólito de triptofan ácido 5-hidroxiindolacético, indica inflamação excessiva devido a infecções recorrentes, ingestão excessiva de triptofan, super estimulação imunológica, produção excessiva de cortisol, ou exposição excessiva a ftalatos.

Outros Importantes Marcadores Medidos no Exame de Ácidos Orgânicos 
Além dos novos marcadores, o exame de ácidos orgânicos ainda avalia outros compostos importantes incluindo o cicle de Krebs e neurotransmissores. Esse exame confiável detecta a proliferação de leveduras e clostrídia, geralmente ignorado por métodos de exames convencionais. Esses organismos e seus metabólitos podem reduzir ou magnificar os sintomas de muitos transtornos médicos. Identificação de proliferação de leveduras ou bactérias feito com o tratamento recomendado pode aumentar a chance de recuperação.

Levedura: Crescimento intestinal de leveduras e fungos, incluindo a Candida, são medidas via subprodutos. Altos níveis indicando uma proliferação.

Bacteria: Crescimento intestinal de bactérias, incluindo a espécie de Clostrídia é medida via subprodutos. Altos níveis indicando uma proliferação.

Oxalatos: Elevações podem indicar um excesso de alimentos ricos em oxalato ou vitamina C, doenças digestivas, a deficiência de B6, ou o crescimento da levedura intestinal. Os marcadores genéticos indicam possível hiperoxaluria.

Glicolíse: Elevações pode ser resultado de infecção, excercício, ou deficiência de vitamina B. Altos níveis pode ser resultado de transtornos metabólicos genéticos.

Cicle de Krebs: Anormalidades pode ser resultado de deficiências nutricionais, proliferação microbial, ou deficiência de glutationa (GSH).

2-oxoglutárico: Baixos níveis pode resultar de regeneração de aminoácidos para remover o excesso de amonia.

Neurotransmissores: São medidos metabólitos de dopamina, norepeinefrina, adrenalina, e serotonina. Anormalidades são resultados de estresse ou desintoxicação baixa, depressão, exposiçção a metais tóxicos, e raramente, tumores específicos.

Pirimidinas: Elevações baixas ocorrem da deficiência do ácido fólico.  Anormalidades significantes indica possível disfunção genética.

Ácidos Graxos: Anormalidades podem ocorrer de dietas quetogênicas ou jejum, ingestão de triglicerídeos de cadeia média, deficiência de carnitina ou doença genética.

Indicadores Tóxicos: Anormalidades podem ocorrer da deficiência de glutationa, excesso de amonia, e ingestão de aspartame.

Indicadores Vitamínicos: São medidas anormalidades envolvendo vitamina B12, B6, biotina, ácido ascórbico.

Aminoácidos: Anormalidades indica um possível erro genético.

Miscelâneo: Anormalidades pode indicar atividade microbial no trato gastrointestinal ou doença genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário