quarta-feira, 17 de julho de 2013

O desequilíbrio do ecosistema intestinal.


Ainda que desconhecido pelo grande público, o desequilíbrio do ecosistema intestinal ou disbiose intestinal atinge hoje em dia 85 à 90% da população !
A integridade anatômica e funcional desse complexo filtro de superfície de aproximadamente 200 m² que são os intestinos, é mantida principalmente graças ao equilíbrio de sua flora microbiana (1 a 1,5 kilo de bactérias !).
A constipação, as diarréias crônicas, as fermentações intestinais são sintomas bastante comuns.
No entanto, a mal absorção e a hiper permeabilidade intestinal desencadeadas pela disbiose nem sempre provocam sintomas abdominais. Razão pela qual esta tão importante desordem, muitas vezes, passa despercebida ou é minimizada.
Portanto o intestino é o ponto de partida para inumeráveis desordens metabólicas, alergias, baixa imunidade, desordens cognitivas e psicológicas, doenças crônicas e degenerativas.
“Todas as doenças começam nos intestinos” Hipócrates      460 a 370 a.c
Por analogia, podemos considerar nossos intestinos como sendo nossas raízes envolvidas por sua camada microbiana, selecionando, transformando e sintetizando os elementos nutritivos necessários ao nosso organismo.
Eles são igualmente considerados como sendo um segundo cérebro pois, eles abrigam mais de 100 milhões de neurônios, funcionando de maneira autônoma...


Quando a disbiose intestinal torna-se crônica, a mucosa sofre modificações, e micróbios indesejáveis encontram terreno favorável para seu desenvolvimento e multiplicação.

Lactobacilos
Nossos intestinos são filtros que devido aos maus tratos a que estão expostos, perdem sua seletividade e deixam passar elementos que são nocivos para o organismo. É esta situação que denominamos  « síndrome de hiper permeabilidade intestinal ».
Quatro grandes perturbações decorrem da disbiose intestinal :
  1. De natureza imunitária, as alergias. As defesas naturais do organismo dependem do estado das mucosas (SRE).
  2. De natureza nutricional, a má absorção intestinal e suas conseqüências nutricionais: Carência de omega 3, magnésio, cálcio, etc, etc.
  3. De natureza metabólica, o « estresse hepático » e suas consequências sobre a qualidade da bílis, da digestão, da circulação sanguínea (hemorróidas), os fenômenos oxidativos, a gestão das emoções, etc.
  4. De natureza neurológica, pois os principais neuromediadores são sintetizados e estocados nas paredes intestinais. Nos casos de perturbações das funções cognitivas e doenças mentais sempre existem importantes pertubações intestinais.
    (Michael D. Gershon, diretor do departamento de Anatomia e Biologia Celular do colégio de médicos e cirugiões da Columbia University).
Uma solução eficaz e fundamentalmente naturológica :
Cada pessoa possui uma flora intestinal única, absolutamente personalizada, tanto quanto nossas impressões digitais.
A flora intestinal é composta de 400 a 1000 diferentes variedades de bactérias.
Ao invés de tentar reativar tal flora por meio de bactérias lácticas padronizadas (probióticos), demostrou-se que uma ação muito profunda e douradora é obtida alimentando-se a flora intestinal saprófita com fibras ricas em: oligofrutose, oligopolisacarídeos, inulina, chamadas de Prebióticos. Eles são verdadeiros meios nutritivos, fisiológicos e específicos para a flora intestinal, possibilitando uma rápida multiplicação e regeneração da mesma.

O restabelecimento do equilíbrio da flora intestinal é fundamental em todas as ações terapêuticas, pois ele permite recuperar funções, tais como:
-      Imunidade
-      Carências nutricionais
-      Eliminação
-      Desintoxicação do organismo
-      Energia
-      Memória, concentração
-      Diminuição das inflamações crônicas qualque seja a sua localização
Esta abordagem não tem a pretenção de trazer a solução para todos os problemas que sofre a humanidade, mas permite simplificar a sintomatologia de vossos pacientes, selecionando naturalmente o valor de cada sintoma. Isto vos permitirá avaliar de forma sintética vosso caso somente pelos sintomas que persistem !
Em outros termos, restaurar a função intestinal equivale a potencialisar sua própria abordagem, suas próprias técnicas, ganhando precisão e eficacidade, solucionando uma importante disfunção que age como um bloqueio terapêutico.

A limpesa intestinal por sua importância fisiológica, desencadeia uma ação sistêmica (holística) sobre a fisiologia humana.

A estratégia terapêutica na área de saúde, do bem estar, da prevenção, deverá quase sempre prescindir de uma ação reguladora dos intestinos, quer você seja um médico, um homeopata, um psicólogo, um naturólogo, um terapeuta, um paramédico, um acupuntor ou simplesmente uma pessoa bem informada.

O nutricionista terá uma melhora terapêutica remarcável em sua clientela, proporcionando a restauração das funções digestivas que estão sob controle do sistema nervoso entérico.

Assim um psicólogo verá a evolução de seu paciente de maneira mais dinâmica, além de proporcionar bem estar físico ao seus pacientes.

A esteticista pode ter vantagens trabalhando a beleza realmente de dentro para fora.
O estado da pele e das mucosas dependem do intestino (não há drenagem hepática sem prévia ação depurativa do intestino).

Jean-Marc Duriaux Naturólogo – Homeopata – Iridólogo

http://www.revistapersonalite.com.br/mat_inter_desequilibriointest.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário